O projeto Marfins Africanos no Mundo Atlântico (FCT:PTDC/EPH-PAT/1810/2014), resultante de uma parceria entre a Universidade de Lisboa e a Universidade Federal de Minas Gerais, à qual se associaram outras instituições como o Laboratório Hércules (Universidade de Évora), veio renovar a atenção da historiografia pela produção, usos e comércio do marfim africano, bruto e esculpido, no mundo atlântico.
Para além dos seus produtos – onde avultam 4 livros publicados e 3 congressos internacionais – este projeto criou as bases para o lançamento de uma rede internacional e multidisciplinar (AIRN-African Ivories Research Network) sediada no Centro de História da Universidade de Lisboa e dedicada ao estudo da produção, usos, comércio e circulação global do marfim africano. Pretende-se que esta rede constitua uma plataforma de encontro e comunicação para todas e todos os que se dedicam ao estudo do marfim africano nos mais diversos domínios científicos.
Para apresentar este projeto estarão os oradores José da Silva Horta, Diretor do Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa) e Carlos Almeida, investigador do CH-ULisboa.