
Notícias
De 15 de setembro a 15 de dezembro do presente ano irá ser realizado o curso de formação avançada em “Globalização e Desafios do Desenvolvimento” insere-se no âmbito da oferta de cursos de formação avançada da cátedra da UNESCO “Educação e Ciência para o Desenvolvimento e Bem-Estar Humano” (EDUWELL).
A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) atribui anualmente um prémio denominado Fernão Mendes Pinto que galardoa uma dissertação de mestrado ou doutoramento que contribua para a aproximação das comunidades de língua portuguesa, defendida durante o ano civil anterior.
Este concurso surge em estreita colaboração com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Ministério dos Negócios Estrangeiros na prossecução, por um lado, de uma política pública de formação avançada assente na investigação com relevância social e, por outro, de uma política de colaboração ativa, neste contexto formativo.
O 7º colóquio de Biogeografia decorreu no passado mês de setembro no IGOT (ULisboa) com o tema BIOGEOGRAFIA TROPICAL – Conservação e uso sustentável. Assistiram ao evento mais de 80 pessoas pertencentes a diversas instituições nacionais e estrangeiras, maioritariamente ligadas ao ensino e investigação.
Após 6 anos de um acordo trilateral entre Portugal, Brasil e Moçambique para o Desenvolvimento Sustentável do Café no Parque Nacional Gorongosa/Moçambique em Sistema Agroflorestal Integrado no Contexto da Deflorestação, Alterações Climáticas e Segurança Alimentar, assente na investigação, educação e comunidade, terminou a última missão ao Parque Nacional da Gorongosa.
Recentemente as investigadoras Adija Wilssone (candidata a PhD da Universidade de Lisboa) e Inês Faria (SOCIUS, CSG, ISEG, ULisboa) com o projeto Os Determinantes do (In)sucesso da Produção de Mel da sua Valorização na Perspectiva do Desenvolvimento Sustentável das Áreas de Conservação da Biodiversidade na Região Centro de Moçambique, estiveram em missão de recolha de dados qualitativos na zona tampão do Parque Nacional da Gorongosa (PNG).
Candidaturas decorrem até 31 de julho de 2023 e visam o recrutamento um bolseiro com experiência nas áreas científicas da Divulgação das Ciências, Comunicação, Relações internacionais ou áreas afins.
O Grupo de Cooperação Internacional das Universidades Brasileiras - GCUB tem o prazer de anunciar a Segunda Edição do Programa de Mobilidade Internacional do GCUB - GCUB-Mob. O Programa de Mobilidade Internacional do GCUB - GCUB-Mob é promovido pelo GCUB, com o apoio do Instituto Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, da Comissão Nacional da UNESCO, da Agence Universitaire de la Francophonie (AUF) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa - CONFAP.
Sob o título ‘Linking Science, Innovation & Agri-Business for Resilient Food Systems’, a 8ª edição do Africa Agribusiness and Science Week (AASW) decorreu entre 5 e 8 de junho em Durban, na costa leste da África da Sul.
Plataforma global de partilha de conhecimentos que permite o acesso, num único local, a múltiplos recursos para reforçar a resiliência da agricultura e melhorar a segurança alimentar.
O concurso está aberto entre 20 de fevereiro de 2023 e as 23h00 (hora de Lisboa) de 15 de maio de 2023. Podem candidatar-se ao presente concurso os cidadãos nacionais de países africanos de língua oficial portuguesa ou de Timor Leste.
Este curso insere-se no âmbito da oferta de pós-graduações da cátedra da UNESCO “Educação e Ciência para o Desenvolvimento e Bem-Estar Humano” (EDUWELL). Este curso de caráter interdisciplinar, foi criado com o objetivo de desenvolver a aprendizagem ao nível da pós-graduação em língua portuguesa, para formar pessoas capazes de ensinar e desenvolver investigação de excelência em diferentes regiões do Planeta, no atual contexto complexo de crise ambiental e climática.
A Universidade de Lisboa esteve representada pela Professora Maria Manuel Romeiras no “FORÚM MULHERES E JOVENS MULHERES NA CIÊNCIA EM ANGOLA”, onde foi convidada a apresentar uma palestra sobre “Progressos alcançados nos últimos 5 anos, no domínio na Promoção da Mulher e Jovem Mulher na Ciência, Tecnologia e Inovação”.
No passado 15 de fevereiro foi submetida uma candidatura ao Programa Erasmus Mundus para financiamento de mais quatro edições do Joint Master Degree (JMD) Programme on Groundwater and Global Change - Impacts and Adaptation (GroundwatCH).
Criado com a participação de todos os membros da equipa, incluindo os agricultores, mostra-nos o dia-a-dia e a evolução do projeto.
Evento contou com a presença de Ana Ribeiro, Diretora do Colégio Tropical, Sara Falcão Casaca, Presidente do Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS) e com a apresentação do projeto SustinAfrica pela investigadora Idalina Sardinha.
Com três exposições, atividades interativas dirigidas a vários públicos e um evento de discussão e networking sobre a sustentabilidade nos trópicos, o Colégio apresentou um programa estimulante fruto do envolvimento de vários investigadores da ULisboa.
Yemi Akinbamijo foi recebido pela Vice-Reitora da Universidade de Lisboa, Cecília Rodrigues, e pela Direção do Colégio Tropical, representada por Ana Ribeiro e Jorge Malheiros, seguindo-se um conjunto de visitas a várias escolas da Universidade.
Luís Goulão, docente do Instituto Superior de Agonomia da Universidade de Lisboa (ISA-ULIsboa), investigador no centro LEAF: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food desta instituição e membro do Colégio Tropical da ULisboa foi convidado para participar como Orador Principal do Simpósio, com a Palestra “Ambientes Alimentares como porta de entrada para intervir no Sistema Alimentar: desafios para o meio rural”, que pretendeu contextualizar a problemática em discussão e promover o debate.
No âmbito de uma parceria entre o Colégio Tropical da ULisboa e o Parque Nacional da Gorongosa, vários docentes lecionam módulos no currículo do programa do mestrado de biologia da conservação. Os docentes colaboradores também servem como orientadores de projetos de dissertação dos estudantes e ajudam no desenho e desenvolvimento da sua investigação.
Cecília Rodrigues, Professora Catedrática na FFUL e Vice-Reitora que acompanha as atividades das Colégios da Universidades de Lisboa, recebeu durante o “The Biochemistry Global Summit Lisbon”, que se realizou de 9 a 14 de julho, a medalha Sir Hans Krebs da Federation of European Biochemical Societies, onde também, no âmbito do trabalho desenvolvido, proferiu a palestra “Metabolic liver disease: leaping forward”.
O evento, organizado pela Liga para a Protecção da Natureza, apresentou em Lisboa profissionais nacionais e internacionais que se dedicam ao jornalismo de ambiente.