Colégio Tropical leva público do primeiro Festival Internacional de Ciência português até África e Brasil

O CTROP participou na edição de estreia do FIC.A - Festival Internacional de Ciência, em Oeiras, e recebeu centenas de participantes nas suas atividades ao longo de 6 dias

 A investigação que a Universidade de Lisboa desenvolve um pouco por todo o mundo, entre os limites dos trópicos, esteve em destaque no FIC.A - Festival Internacional de Ciência, entre 12 e 17 de outubro, no Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras. Durante estes seis dias foram celebrados a ciência e o conhecimento com a sociedade, contando com a participação de várias entidades académicas, científicas, tecnológicas, governamentais e não-governamentais, tanto nacionais como internacionais.

O Colégio Tropical marcou presença no Festival com um pavilhão institucional que oferecia aos participantes uma mostra de projetos e fotografias que caracterizam a diversidade das suas áreas científicas de atuação. Com base nas diferentes idades dos visitantes, o CTROP apresentou um programa rico e capaz de comunicar quer com o público escolar, quer com os adultos e famílias. Com jogos e atividades didáticas, foram vários os investigadores que receberam dezenas de alunos num programa preparado para os levar à descoberta da ciência desenvolvida por várias escolas do Colégio.

Com o objetivo de aproximar efetivamente os participantes do FIC.A ao mundo tropical, o CTROP apresentou ainda um modelo inédito no evento: as visitas virtuais. Desde os jardins botânicos em Moçambique, Cabo Verde, Madeira (Funchal) e Brasil (Rio de Janeiro) – país que esteve também em destaque com uma visita em directo a um cafezal – foram vários os países com os quais o público do FIC.A pôde contactar em direto e fazer perguntas a investigadores e alunos, promovendo um importante intercâmbio de conhecimento. Ainda em Moçambique, e em colaboração com o Parque Nacional da Gorongosa, foi realizado um safari virtual e uma prova do café produzido na Serra da Gorongosa no pavilhão do CTROP, que contou com a presença do Sr. Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.

Dedicadas a um público mais adulto, o Colégio Tropical organizou ainda duas mesas redondas, abordando as temáticas “Os desafios da saúde global nas regiões tropicais: seres humanos, animais e ambiente” e “Refugiados e migrantes forçados no Sul Global: que respostas para as crises socioambientais?”, temas prementes da atualidade que contam com uma atenção importante de vários investigadores do Colégio Tropical.

 
 

A Direção do Colégio Tropical agradece a todos os investigadores que colaboraram na criação do programa apresentado no FIC.A - Festival Internacional de Ciência.

Anterior
Anterior

Ministro do Ambiente e Ação Climática visita pavilhão do Colégio Tropical no Festival Internacional de Ciência

Próximo
Próximo

CTROP no programa Bem-vindos da RTP África